domingo, 16 de junho de 2013

Sequência didática - Meu primeiro beijo -autor - Antônio Barreto


Andreia Aparecida Pereira

Situação de aprendizagem: A crônica, a química e o beijo


Público:  8º e 9º ano
1- (conhecimento de mundo, checagem de hipóteses, antecipação)
Organização de uma roda de conversa. Apresentação do título do texto “Meu primeiro beijo”. Utilizando o “cartão da vez” ( pode ser um objeto, um cartão ou uma placa que circulará pela turma), o professor fará questionamentos sobre as experiências e expectativas dos alunos em relação ao assunto. Além disso,  pedirá aos alunos que comentem sobre o que esperam do título ( identificação do gênero, assunto, enredo, etc.), a partir do título.
Somente o aluno que estiver com o cartão pode falar.
2- (localização de informações, comparação, generalizações).
Leitura do texto- feita pelo professor-   comentários e questionamentos ( oral).
- Solicitar que os alunos recontem a história, comentem sobre os pontos de identificação pessoal, quais partes mais gostaram, se essa situação poderia acontecer na vida “real”, etc.
3-( produção de inferências locais e globais)
Levantamento do vocabulário desconhecido, estranho ao aluno. O professor solicita que os alunos tentem “descobrir”, que façam deduções sobre os significados das palavras e tentem contextualizar suas hipóteses dentro da narrativa. ( o texto possui nomes de substâncias químicas).
4- (recuperação do contexto de produção)
Informar que o texto foi publicado em 1977, comparar os hábitos de namoro ( paquera) da época em que o texto foi escrito, com a época atual.
5- ( percepção  das relações de intertextualidade)
Leitura (feita por um voluntário) do texto “A química do beijo”, de Edson Cláudio blog 06/11/2012,  e comentários fazendo comparações com o texto e esclarecendo o vocabulário “ Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto ( explanação sobre o nível discursivo dos dois textos, estabelecendo relação com a disciplina de Ciências).
6- (percepção de outras linguagens)
Montagem de um painel com imagens (recortes de revistas trazidos pelos alunos) de diversas situações em que o beijo está envolvido ( situações cotidianas, filmes, música,...)
Produção escrita de cartões ou bilhetes de conquista (paquera), sem destinatário (prática realizada pela personagem do texto), para serem lidos aleatoriamente ( sorteio).
O professor poderá trazer músicas sobre o assunto. Sugestões: Primeiro amor – José Augusto, Carrossel- beijinho, beijão, Beija eu- Marisa Monte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário